Professora Inês!

terça-feira, 5 de maio de 2015 0 comentários

Sei que às vezes parece que sua luta é em vão, mas saiba que nunca é!
Sei que às vezes parece que o mundo está brincando, que está testando seus limites - e realmente está!
Sei que não foram poucas as manhãs em que acordou se perguntando se valeria a pena continuar e se todo seu esforço teria sentido, algum dia!
Em tempos de tanta ingratidão, de tanta falta de respeito e descaso por parte de nossos governantes, gostaria de pedir desculpas e agradecer aos nossos professores e, em especial, a minha professora Inês!
Professora Inês, você mudou minha vida! Lembro como conseguia tornar simples o que para nós crianças eram complexos cálculos matemáticos, como descomplicava a língua portuguesa, como tornava mágica a ciência e conseguia aguçar nossa curiosidade por desvendar os mistérios do mundo, de seus continentes e hemisférios. Mas, ainda mais do que isso, lembro como conseguia ser serena, mesmo quando nós lhe irritávamos, como falava doce sobre a vida e sobre a importância de respeitarmos nossos pais e os mais velhos.
Aprendi o que era compaixão, naquele dia em que eu não me sentia bem durante a aula e você percebeu, com sua sensibilidade amorosa, e poupou-me das tarefas, falando para eu deitar a cabeça sobre minha carteira e descansar. Você conseguiu incutir, dentro de cada pequeno coração, a importância do estudo, da cidadania, da humildade e do respeito e de nosso papel perante a necessidade da busca de um mundo melhor, mais justo. Não sou iludido, sei que mais alguns aproveitaram, mas nem todos meus colegas ouviram ou guardaram suas sábias palavras. Mas eu guardei, eu senti o que sentiu, e hoje, repito com orgulho aos meus filhos o que de você ouvi.
Todos vocês, Maria, Paulo, Luzia, Marta, Mauro, Sandra ou João, queridos professores, com certeza já foram a Professora Inês de alguém! Procurem forças e animem-se, saibam que nem todas as sementes de amor e conhecimento que semearam se perderam! Muito do que somos lhes devemos!
Queridos professores, mesmo nesse difícil momento, continuem acreditando em seus propósitos. Vocês, como sempre, estão do lado certo da batalha - não exigem grandes tesouros, apenas respeito! Foi o governo que conseguiu transformar em clima luto onde só deveria haver luz, que conseguiu transformar em secundário a maior das prioridades! A educação está ferida, nossa memória está ferida! E nosso futuro, provavelmente comprometido! Lá de longe, em sua casa, chora a querida Professora Inês, sei que não é de
hoje que seu olhar sábio, que tudo via, se entristecia!
Gostaria que os tempos de paz retornassem! Gostaria que cada professor deste mundo recebesse o reconhecimento moral e financeiro de que tanto merece! Talvez o mundo ainda lhes peça paciência – mais um pouco! Continue a luta, o reconhecimento pode não vir da forma como espera e merece, mas, no final das contas será pleno! Ser mestre é reconhecer-se aprendiz, é quando passamos a ser discípulos de nós mesmos.
Meus mestres, obrigado por vocês terem existido, por terem cruzado meu caminho, por terem estado ao meu lado, obrigado por seu carinho, sua gentileza e sua paciência!

A educação pede socorro! É chegado o momento de cada cidadão de bem retribuir um pouquinho daquilo que tanto recebeu desses honrados e dedicados profissionais do ensino!
Convoco a união de todos, que cada um de nós tome uma posição de apoio àqueles professores que nunca se omitiram diante das nossas carências e necessidades.
Agora é a nossa vez, que cada um de nós lute por sua Professora Inês e se junte a ela, na defesa de sua digna e honrada classe!

Dedicado a todos os professores do mundo e, em especial, aos do estado do Paraná...


Julius. 
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+
COMENTE COM SUA CONTA BLOGGER

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 O Diário de Julius! | TNB